Gonorreia: Sintomas, Transmissão e Cura – O Guia Completo
Gonorreia: Sintomas, Transmissão e Cura – O Guia Completo
Blog Article
A doença gonocócica é uma das ISTs mais frequentes em nível mundial, afetando diversos indivíduos anualmente. Causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae, essa doença pode afetar tanto homens quanto mulheres, e, se não tratada, pode levar a problemas sérios. A seguir, trataremos sobre os indicadores da infecção, modos de disseminação, diagnóstico e tratamento da gonorreia.
Definição da Gonorreia
A gonorreia é uma doença causada por bactéria que compromete principalmente as mucosas do trato reprodutivo, incluindo uretra, colo do útero, ânus e garganta. Apesar de que seja facilmente tratável, a falta de diagnóstico precoce pode levar a problemas de saúde significativos.
Como Identificar a Gonorreia
Os sinais da infecção podem mudar de acordo com o sexo, e, em certos quadros, a pessoa pode não notar sinais. Quando presentes, os sintomas mais comuns podem ser:
Em Homens:
Corrimento purulento na uretra
Sensação de queimação ao urinar
Dor ou inchaço nos testículos
Irritação no canal urinário
Manifestações Femininas:
Secreção vaginal de aspecto incomum
Ardência ao urinar
Perda de sangue inesperada
Desconforto na relação sexual
Dor no baixo ventre
Sintomas Adicionais:
A infecção pode comprometer a orofaringe, provocando irritação e desconforto, podendo acometer os olhos e o ânus, causando irritação, secreção e inflamação.
Como a Gonorreia é Transmitida?
A maneira mais frequente de propagação se dá através de relações sem proteção, englobando relações vaginais, anais e website orais. Ademais, a doença pode ser passada da gestante para o bebê, levando a infecções neonatais, como infecção ocular grave.
Diagnóstico da Gonorreia
A detecção da doença pode ser confirmado com exames específicos, tais como:
Teste de urina: confirma se há contaminação na urina.
Exame de amostra biológica: amostra de secreção do colo do útero, uretra, garganta ou ânus para análise laboratorial.
Exame de PCR: técnica altamente sensível para confirmação da doença.
Abordagens Terapêuticas e Preventivas
A cura depende da administração de antibióticos, normalmente feita com esses medicamentos. No entanto, considerando a evolução da resistência bacteriana, é fundamental seguir as orientações médicas e realizar o tratamento completo para prevenir reinfecções.